Fale Conosco

melhoresnoticias

melhoresnoticias

Tripofobia: o que é, sintomas e tratamento (com imagens)-Tua Saúde

Saúde

Tripofobia: o que é, sintomas e tratamento (com imagens)-Tua Saúde

A tripofobia é caracterizada por um transtorno psicológico, em que a pessoa tem um medo irracional de imagens ou objetos que têm buracos ou padrões irregulares, como favas de mel, agrupamento de buracos na pele, madeira, plantas ou esponjas, por exemplo.

Pessoas que sofrem com esse medo sentem-se mal e surgem sintomas como coceira, tremores, formigamento e repulsão em contato com esses padrões. Em casos mais severos, a tripofobia pode levar a enjoos, aumento da frequência cardíaca e até mesmo crise de pânico.

O tratamento pode incluir terapia de exposição gradual, uso de ansiedade e antidepressivos ou psicoterapia.

Atenção: a imagem pode causar mal estar caso você tenha tripofobia.

Principais sintomas

Pessoas com tripofobia quando estão expostas a padrões como sementes de lótus, honeycombs, bolhas, morangos ou crustáceos, podem apresentar sintomas como:

  • Enjoo;
  • Nojo;
  • Choro;
  • Desconforto;
  • Aumento do ritmo cardíaco;
  • Aumento e formigamento generalizado.
  • Em casos mais graves, a pessoa também pode sofrer ataques de pânico,

    devido a um nível extremo de ansiedade. Saiba o que fazer durante um ataque de pânico.

    O que causa a tripofobia

    De acordo com pesquisa, pessoas com tripofobia associam incógnantemente buracos ou objetos com padrões irregulares, geralmente relacionados a padrões criados por natureza, a possíveis situações de perigo. Essa sensação de perigo é desencadeada principalmente devido à semelhança entre o aspecto de buracos com a pele de animais venenosos, como cobras, por exemplo, ou com vermes que causam doenças de pele, como o calcanhar de maracujá.

    Deveria ser curioso, veja o que é a paixão-como calcanhar, no entanto, se você acha que sofre de tripofobia é aconselhado a evitar ver as imagens desse problema.

    Geralmente, as pessoas que sofrem dessa fobia são incapazes de distinguir situações em que há ou não perigo, tratando uma reflexão inconsciente que resultados em reações que não podem ser controladas.

    Atenção: a imagem pode causar mal estar caso você tenha tripofobia.

    Como o tratamento é feito

    Existem várias maneiras de tratar esse transtorno psicológico, com a terapia de exposição sendo a forma mais eficaz. Esse tipo de terapia ajuda a pessoa a controlar o medo alterando sua resposta em relação ao objeto que o causa, e deve ser feito com muito cuidado de forma a não provocar traumas.

    Essa terapia deve ser feita com o auxílio de um psicólogo através da exposição ao estímulo que causa fobia de forma faseada. Através do diálogo, o terapeuta utiliza técnicas de relaxamento, para a pessoa enfrentar o medo, até que o desconforto diminua.

    Essa terapia pode ser combinada com outras técnicas que ajudam a reduzir a ansiedade e tratar esse medo:

    • Tome medicação para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas de pânico, como beta-bloqueadores e sedativos;
    • Pratique técnicas de relaxamento como yoga por exemplo;
    • Praticse exercício físico para reduzir a ansiedade-veja algumas dicas para controlar a ansiedade.

    A tripofobia ainda não é reconhecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, mas alguns estudos comprovaram que a fobia existe e causa sintomas que condicionam a vida das pessoas.

    To Top